top of page
  • Foto do escritorDra. Janaína Gonçalves

A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA REDUZ A VONTADE DE COMER?


Olá, nosso assunto de hoje já foi controverso: Praticar atividades físicas reduz a vontade de comer?


Bom, nós podemos começar pensando que a prática regular de exercício físico faz com que nossas células fiquem mais “sensíveis” à ação dos hormônios. Isso faz com que liberem menos quantidade e resulta na preservação da glândula, na diminuição do desequilíbrio entre as funções do corpo e, consequentemente, na melhora do metabolismo e no emagrecimento.

O próprio apetite é um sinal hormonal. Quanto mais conquistamos as adaptações provenientes do exercício físico, mais eficiente nosso corpo se torna e isso também é válido para o comportamento alimentar, que abrange os sinais hormonais responsáveis pela fome, apetite e saciedade, por exemplo.


🔸 Mas, para eliminar possíveis dúvidas, trouxe este estudo americano publicado na revista referência Medicine & Science in Sports Exercise (EUA):


Ele demonstra que a concentração de Grelina foi maior durante um período de restrição alimentar sem exercício do que em momentos de atividade. Além da grande concentração do peptídeo PYY, responsável por reduzir a sensação de fome em momentos de prática de atividade física.


Outro ponto importante é que a liberação da Serotonina, ajuda - e muito - a regular o humor, e também atua promovendo a sensação de saciedade. Então sim, a prática de atividades físicas pode minimizar a vontade de comer.


🔸 “Mas Dra., eu sinto fome após realizar exercícios!”


De modo geral, existem 3 principais fatores que podem estar causando isso: sede, carência de algum micronutriente (Vitamina, Aminoácido ou Mineral) o qual pode ser detectado com avaliação médica e exames laboratoriais e, por fim, a influência psicológica.

O ideal é fazer uma investigação mais aprofundada das suas necessidades individuais!

33 visualizações0 comentário
bottom of page