top of page
  • Foto do escritorDra. Janaína Gonçalves

O QUE OS PACIENTES QUE POSSUEM PROBLEMAS INTESTINAIS PRECISAM SABER SOBRE OS "ALIMENTOS FODMAPS"?


Olá, Hoje decidi trazer uma curiosidade pouco comentada nas redes sociais… alimentos FODMAP. Você já ouviu falar?


Apesar desta sigla relacionada à alimentação, a escrita é assim mesmo, diferente de “food” pois se trata de “Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols”, um grupo de carboidratos de cadeia curta de açúcares, com moléculas bem pequenas e facilmente fermentadas pelas bactérias intestinais.


Geralmente, “puxam” a água dos tecidos do corpo para o intestino, dando a sensação de barriga estufada após o consumo de tais alimentos e causando sintomas como: gases em excesso, dores, desconforto abdominal e desarranjo intestinal.


Os FODMAPs agravam os quadros de Síndrome do Intestino Irritável (SII) e inflamam o organismo, o que, a longo prazo, compromete a absorção dos nutrientes dos alimentos e, ainda, podem precipitar ou contribuir para desencadear doenças, a exemplo de Diabetes, Doença de Crohn.


👉 “Dra. então isso significa que o ideal é retirar todos estes alimentos do meu dia a dia?”


Depende. Toda modificação no plano alimentar precisa ser acompanhada. A dieta low FODMAPs é restritiva e, quando seguida por um longo período, sem a devida orientação, pode gerar estresse, irritabilidade e carência de nutrientes essenciais à saúde. O balanço apropriado de qualidade e quantidade, harmonia no plano alimentar pode incluir alguns destes alimentos de forma a obter apenas os benefícios.


Após o período de exclusão (máx. 8 semanas) é indicado reintroduzir os alimentos ricos FODMAPs para avaliar o grau de tolerância alimentar de cada um.


Isso pode ser feito de modo isolado, em pequenas porções, para identificar quais são os alimentos causadores dos sintomas e, assim, avaliar a possibilidade de retirá-los por definitivo do cardápio.


🔸 Entre os alimentos ricos em FODMAPs, estão alguns cereais e massas, certas frutas, leguminosas e laticínios. Consulte seu médico de confiança para uma avaliação individualizada de quais alimentos FODMAPs específicos podem estar impactando na sua saúde.😉


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page